Por que sentimos coceira?
POR
KARLLA PATRÍCIA
– 29 DE ABRIL DE 2013PUBLICADO EM: CURIOSIDADES, O CORPO HUMANO, VISITANTE CURIOSO“Por que a gente coça? Sei que às vezes é devido a uma irritação na pele, ou vento, ou algo que tocou naquele local, mas às vezes do nada bate uma coceira louca sem nada ter estimulado isso.” Talita Alvarenga ”Qual a função da coceira no corpo? Por que coçar alivia?” Luana Cris
É verdade Talita e Luana, a coceira (ou prurido, como preferem os médicos) acontece sempre por alguma razão e ela sempre tem uma função. O incômodo causado pela coceira não é nada agradável. Mas a coceira é, geralmente, um aviso de que o nosso corpo entrou em contato com alguma substância estranha, mesmo que pareça não existir nada. A sensação desagradável, ela permite que fiquemos bem longe do causador de coceira, não é mesmo?
Quando a gente coça o local afetado, aumenta ainda mais a circulação (por isso fica vermelho no local) e isso facilita o sistema de defesa do corpo. Assim, coçar não faz mal. A coceira é tão necessária que existem até nervos dedicados somente a ela, que são sensíveis a histamina derramada pelo sangue no tecido invadido. Como a histamina é detectada por sinais exclusivos, ela provoca uma sensação diferente do toque ou da dor: a coceira!
Na verdade, a coceira só alivia porque quando coçamos, estamos arranhando levemente a pele e nossos receptores de dor são ativados. A dor e a coceira percorrem o mesmo caminho nas fibras dentro da medula espinhal, mas nunca ao mesmo tempo. A dor sempre chega primeiro ao cérebro e por isso ela inibe o incômodo da coceira. Dar uma coçadinha no local afetado é até bom, pois além de aliviar a coceira, esfregar a pele aumenta o fluxo sanguíneo na região e melhora a defesa imunológica da área afetada.
A coceira é uma resposta do nosso corpo a presença de algum invasor!
Fonte: Superinteressante
Nenhum comentário:
Postar um comentário